Josi Gamer 6 meses atrás
josigamer #gadgets

Carros Elétricos, estamos preparados para isso ?

uma nave

@josigameroficial

dirigindo o carro elétrico ID4 da VW sem as mãos na Marginal Pinheiros

♬ som original - Josi

Há um tempo fui convidada pela Volkswagen para conhecer e dirigir os novos carros elétricos ID3 e ID4 antes do lançamento na época, foi uma experiência incrível no Jockey Club em São Paulo, eu tive a oportunidade de dirigir o ID4 na Marginal Pinheiros em SP, como ele reconhece as faixas, eu podia tirar as mãos do volante que ele continuava dirigindo sozinho, reconhecendo as faixas, mas em alguns trechos, nos quais as faixas falhavam, ele perdia a referência (sim, nossas rodovias e estradas no Brasil precisam ser melhoradas na questão da sinalização para o reconhecimento ficar bom) daí nesses momentos eu retomava a direção.

 

Confesso que de início fiquei meio apreensiva, deixar o carro dirigir por mim, não estou acostumada ainda com essa tecnologia, então eu tirava um pouco as mãos do volante e ficava com elas ali próximas se fosse necessário, os pés também, eu podia tirar, que o carro fazia tudo, mas e o medo ? o carro é maravilhoso, mas eu ainda não estou preparada psicologicamente para essa tecnologia (risos) e você ?

 

Para ligar ele, eu lembro que achei bem diferente, você tem que pisar no freio para o carro ligar e próximo ao volante tem uma chave que é onde eu podia escolher as opções de ré, neutro ou drive, como se fosse uma chave seletora, parecida com um câmbio automático, mas bem pequeno.

 

Uma outra curiosidade é que carros elétricos possuem apenas uma marcha, então você acelera e freia, diferente dos carros que estamos acostumados a trocar de marcha no câmbio manual ou o carro faz essa troca no automático e no momento em que se freia o carro, a bateria começa a recarregar, isso é ideal para cidades e para os longos congestionamentos que enfrentamos praticamente todos os dias em São Paulo.

 

Ele também possui câmera de ré, uma central multimídia gigantesca, auxilio na direção e câmera de ré, que a maioria dos carros possuem hoje em dia.

 

O ID3 é um Hatch de tamanho médio que tem uma autonomia de 426km e o ID4 é uma SUV com autonomia de 526km, dá pra andar muitooo até precisar recarregar, mas também dá aquele friozinho na barriga, por exemplo, em uma viagem muito longa, eu teria que me programar para recarregar o carro no caminho, e eu fico insegura, será que o carregador estará funcionando ( no caso de postos de combustíveis e mercados pelo caminho), será que tem mais de uma unidade ? e se alguém estiver usando, será que demora muito pra ela terminar ? sim, essas dúvidas me matam em um carro que seja 100% elétrico, talvez a nossa infraestrutura ainda não esteja preparada.

 

Na época a previsão de valor chegava na casa de 500 mil reais, bem salgado para os brasileiros, e que chegariam com poucos recursos, hoje em 2023 tivemos outras marcas anunciando carros elétricos por valores acessíveis e com melhor custo benefício. Será que ainda veremos o ID3 e o ID4 pelas ruas ?

9.0K
Dormir nas nuvens

Dormir nas nuvens

1694108739.jpg
Josi Gamer
6 meses atrás
Cansei da Rotina de Morar em Casa

Cansei da Rotina de Morar em Casa

1694108739.jpg
Josi Gamer
6 meses atrás
Como Ter Um Cinema na Sua Casa

Como Ter Um Cinema na Sua Casa

1694108739.jpg
Josi Gamer
6 meses atrás
Árvore dentro do Apartamento

Árvore dentro do Apartamento

1694108739.jpg
Josi Gamer
6 meses atrás
Aspirador de Pó e Água - Wap Magic

Aspirador de Pó e Água - Wap Magic

1694108739.jpg
Josi Gamer
3 meses atrás